Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Plano de aula 04/09/2013



Planejamento – PIBID



Escola Municipal João Luiz de Oliveira

Bolsista Regente: Priscila C. Junqueira e Larissa C. Junqueira

Coordenadora Pedagógica: Kelbia Nara

Ano/Serie: 3º ano Turma: “A” Turma: Matutino

Período do Planejamento: 04 / setembro / 2013.

1º Momento – Motivando / Acolhimento:

Assista com os estudantes o vídeo: Canção do Exílio de Gonçalves Dias, cantor Nelson Dejanny (http://www.youtube.com/watch?v=blLuxfpINa0), uma linda ilustração que retrata a poesia que fala de uma beleza incomparável que só o nosso país tem. Gonçalves Dias é um poeta romântico que viveu no século XIX. Os poetas brasileiros desse movimento costumavam valorizar o Brasil, procurando construir um sentimento nacionalista.

2º Momento – Hora da Leitura / Leitura Compartilhada

A professora do PIBID deverá solicitar aos estudantes a leitura silenciosa da poesia, após a leitura silenciosa, a professora do PIBID fará a leitura oral do mesmo texto, com boa entonação na voz. A poesia Canção do Exílio de Gonçalves Dias nos faz pensar e ter uma consciência no quanto devemos nos orgulhar do nosso País, nessa aula faz questão de trabalhar com os temas transversais, aliás, o tema transversal referente ao mês de setembro e o Civismo.

3º Momento – Bate - papo

Esta poesia tão linda nos fala exatamente de que? Gonçalves Dias fala da nossa pátria com muito amor e admiração, fala de uma beleza incomparável que só o nosso país tem. Você concorda com ele? O título da poesia é Canção do exílio, você sabe por quê? Gonçalves Dias escolheu este título porque teve que deixar o Brasil para estudar direito em Portugal e longe do nosso país sentiu saudades de tudo que existe aqui.

4º Momento – Registro do Bate - papo

Vamos fazer um desenho no programa Paint? A professora do PIBID deverá solicitar que os estudantes façam uma ilustração da poesia.

5º Momento – Atividade referente ao tema

Avaliar o estudante por meio de participação oral e na realização das atividades feitas no laboratório de informática.

6º Momento – Registro Reflexivo

Houve participação dos estudantes durante a aula no laboratório de informática, a atividade foi aplicada com sucesso, posso ressaltar que houve também aprendizado e conhecimento do gênero textual poesia, o programa Paint desenvolvem habilidades motoras, conhecida também como psicomotricidade isto é o ato de pensar (usar a criatividade) e movimentar (manusear o mouse), os estudantes apresentaram bons resultados em cada procedimento, a dificuldade encontrada é que alguns computadores não tinham internet e não ligaram, a solução da professora do PIBID foi solicitar aos estudantes que alguns deveriam sentarem em duplas.

 
Volta às aulas no laboratório de informática

Leitura silenciosa da poesia Canção do Exílio de Gonçalves Dias, após, a leitura silenciosa a professora deverá fazer a leitura oral da poesia em voz alta.

Vídeo: Canção do Exílio de Gonçalves Dias, cantor Nelson Dejanny


Realizando a atividade proposta. Ilustrar a poesia no programa Paint. Nosso objetivo é desenvolver a psicomotricidade isto é o ato de pensar (usar a criatividade) e movimentar (manusear o mouse).


 Alguns desenhos feitos pelos estudantes do 3º ano.

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Gonçalves Dias

Dentre outros....




Nenhum comentário:

Postar um comentário