Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Planejamento: 18 / setembro / 2013



Planejamento – PIBID

Escola Municipal João Luiz de Oliveira
Bolsista Regente: Priscila C. Junqueira e Larissa C. Junqueira
Coordenadora Pedagógica: Kelbia Nara
Ano/Serie: 3º ano e 4º ano Turma: “A” Turma: Matutino
Período do Planejamento: 18 / setembro / 2013.
1º Momento – Motivando / Acolhimento:
Assista com os estudantes o vídeo: Clubinho Honda - Segurança no Trânsito (http://www.youtube.com/watch?v=1ntk268YKks), uma ilustração que apresenta qual é a atitude certa e porque devemos respeitar as regras e sinais do trânsitos. No nosso dia atual  o transito é algo caótico e apresenta diversos problemas e acidentais diariamente, A Leis de trânsito foram criadas para regulamentarem o tráfego, ordenando o fluxo das ruas e avenidas facilitando assim a locomoção de todos. No trânsito, encontramos veículos motorizados e não motorizados (bicicletas, carroças e pedestres). Para que todos possam transitar com tranquilidade e segurança, no Brasil, foi criada uma Lei Federal que regulamenta o trânsito de veículos e pedestres: o Código de Trânsito, Lei nº. 9,053 de 23 de setembro de 1997. Nela podemos encontrar normas de circulação e conduta para que todos possam ir e vir com segurança e sem conflitos.
2º Momento – Hora da Leitura / Leitura Compartilhada
A professora do PIBID deverá solicitar aos estudantes a leitura silenciosa da música – Transito, após a leitura silenciosa, a professora do PIBID fará a leitura oral do mesmo texto, com boa entonação na voz. A música nós faz pensar e ter uma consciência no quanto devemos agir com cidadania.
3º Momento – Bate - papo
Esta Música tão linda nos fala exatamente de que? O que devemos fazer para contribuir com o transito? O que é um ciclistas? Quais são as cores do semáforo? O que cada cor representa?  
4º Momento – Registro do Bate - papo
Vamos fazer uma atividade no processador de texto? A professora do PIBID deverá solicitar que os estudantes façam a atividade, deverá solicitar que os estudantes façam um textos que descreva o que é um comportamento adequado que contribua com o transito e o que prejudica o transito, de acordo com o vídeo e o contexto da música - transito, escreva quais são os nosso deveres e direitos para contribuir com o transito.

5º Momento – Atividade referente ao tema
Avaliar o estudante por meio de participação oral e na realização das atividades feitas no laboratório de informática.


• Música: Trânsito

Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar
Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar

No vermelho, pare
No amarelo, atenção,
No verde, siga
Se, é a sua direção

Respeite as faixas e as placas
O apito do guarda também

Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar




Nenhum comentário:

Postar um comentário