Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Plano de aula 12 / 06 / 2013

Escola Municipal João Luiz de Oliveira
Plano  de aula 12 / 06 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Quarta – feira
Aula no laboratório de Informática


a)     Tema: meio ambiente e sustentabilidade.

b)     Objetivos:
  • Desenvolver o hábito de leitura e escrita;
  • Identificar onde ficam os acentos das palavras;
  • Comparar figuras do meio ambiente;
  • Escrever um texto sobre o meio ambiente;
c)     Recursos didáticos:
Câmera fotográfica, texto título: A Menina Que Desenhava – Autora: Márcia Hazin (Extraído do Site: http://sitededicas.uol.com.br/conto_leitor10a.htm ). TV (TV para passar o vídeo do Youtube – nome do vídeo “Teatro de fantoche meio ambiente: endereço do vídeo na internet é https://www.youtube.com/watch?v=qZ7EKz9iFGc ”, o computador utilizar o programa do sistema operacional como o processador de texto ( Programa  pode ser: Word ou Writer ) e o navegador para acessar a internet para pesquisar ( Internet Explorer  ou  Mozilla Firefox  pode ser também o Chrome ).
d)     Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
e)     Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano ( Um turma de cada vez ), em uma TV abrir o vídeo do youtube nome do vídeo “Teatro de fantoche meio ambiente: endereço do vídeo na internet é https://www.youtube.com/watch?v=qZ7EKz9iFGc”, feito isto, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, isto é, abrir o processador de texto pode ser o Word ou Writer, abrir o navegador da internet ( de preferência o Mozilla Firefox ).
Segundo momento na sala de aula, fazer a leitura do texto o título: A Menina Que Desenhava – Autora: Márcia Hazin, a professora deve fazer a leitura com a voz alta e com boa entonação na voz, após esse momento pergunte: O que a Menina gostava de fazer? Ela gostava de desenha o que? Com qual realidade a Menina se deparou? Porque devemos cuidar do Planeta Terra? O que o seres humanos faz para destruir a Terra? Entre outras perguntas, para fazer a interpretação do texto. O aluno deve responder as perguntas de forma oral. 
Terceiro momento no laboratório de informática, começar com a motivação para enfatizar o assunto, vamos assistir o vídeo “Teatro de fantoche meio ambiente: endereço do vídeo na internet é https://www.youtube.com/watch?v=qZ7EKz9iFGc” e uma dramatização que tem dois personagens e aborda o tem meio ambiente. Após o vídeo fazer a seguinte pergunta: Quem gostaram do vídeo? Que não gostou do vídeo? Sobre o que os personagens do vídeo está dialogando? Quais são as dicas para preservar o meio ambiente?  
Quarto momento no laboratório de informática, com o processador aberto propor que o estudante entra na internet o navegador pode ser Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Chrome. Acessa a página Google (https://www.google.com.br/) e clica no link acima (IMAGENS deve aparece essa tela: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi), propor que os alunos procura duas imagens que representa o meio ambiente. Detalhe na primeira imagem deve apresenta um meio ambiente natural, após achar essa imagem o aluno devera escolher outra imagem, mas nessa imagem deve ter uma meio ambiente com interferência do ser humano. Feito isto selecionar a imagem ou salvar no computador para colar no arquivo de texto (processador de texto), a nossa proposta é que os estudantes redija um texto (tema meio ambiente) ressaltando os pontos positivos e negativos na ação do ser humano para com a natureza. Lembrando que todo texto tem um(a) autor(a), título e começa com um parágrafo e letra maiúscula.
Quinto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen Drive.













Nenhum comentário:

Postar um comentário