Escola
Municipal João Luiz de Oliveira
Plano
de aula 12 / 06 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Quarta –
feira
Aula no
laboratório de Informática
a)
Tema: meio
ambiente e sustentabilidade.
b)
Objetivos:
- Desenvolver o hábito de leitura e escrita;
- Identificar onde ficam os acentos das palavras;
- Comparar figuras do meio ambiente;
- Escrever um texto sobre o meio ambiente;
c)
Recursos didáticos:
Câmera fotográfica, texto título: A
Menina Que Desenhava – Autora: Márcia Hazin (Extraído do Site: http://sitededicas.uol.com.br/conto_leitor10a.htm
). TV (TV para passar o vídeo do Youtube – nome do vídeo “Teatro de fantoche meio
ambiente: endereço do vídeo na internet é https://www.youtube.com/watch?v=qZ7EKz9iFGc
”, o computador utilizar o programa do sistema operacional como o processador
de texto ( Programa pode ser: Word ou
Writer ) e o navegador para acessar a internet para pesquisar ( Internet Explorer ou Mozilla Firefox pode ser também
o Chrome ).
d)
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
e)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano (
Um turma de cada vez ), em uma
TV abrir o vídeo do youtube nome do vídeo “Teatro de fantoche
meio ambiente: endereço do vídeo na internet é https://www.youtube.com/watch?v=qZ7EKz9iFGc”,
feito isto, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados,
isto é, abrir o processador de texto pode ser o Word ou Writer, abrir o
navegador da internet ( de preferência o Mozilla Firefox ).
Segundo
momento na sala de aula, fazer a
leitura do texto o título: A Menina Que Desenhava – Autora: Márcia Hazin, a
professora deve fazer a leitura com a voz alta e com boa entonação na voz, após
esse momento pergunte: O que a Menina gostava de fazer? Ela gostava de desenha
o que? Com qual realidade a Menina se deparou? Porque devemos cuidar do Planeta
Terra? O que o seres humanos faz para destruir a Terra? Entre outras perguntas,
para fazer a interpretação do texto. O aluno deve responder as perguntas de
forma oral.
Terceiro
momento no laboratório de
informática, começar com a motivação para enfatizar o assunto, vamos assistir o
vídeo “Teatro de fantoche meio ambiente: endereço do vídeo na internet é https://www.youtube.com/watch?v=qZ7EKz9iFGc”
e uma dramatização que tem dois personagens e aborda o tem meio ambiente. Após
o vídeo fazer a seguinte pergunta: Quem gostaram do vídeo? Que não gostou do
vídeo? Sobre o que os personagens do vídeo está dialogando? Quais são as dicas
para preservar o meio ambiente?
Quarto
momento no laboratório de
informática, com o processador aberto propor que o estudante entra na internet
o navegador pode ser Internet
Explorer, Mozilla Firefox ou Chrome. Acessa a página
Google (https://www.google.com.br/) e
clica no link acima (IMAGENS deve aparece essa tela: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi),
propor que os alunos procura duas imagens que representa o meio ambiente.
Detalhe na primeira imagem deve apresenta um meio ambiente natural, após achar
essa imagem o aluno devera escolher outra imagem, mas nessa imagem deve ter uma
meio ambiente com interferência do ser humano. Feito isto selecionar a imagem
ou salvar no computador para colar no arquivo de texto (processador de texto),
a nossa proposta é que os estudantes redija um texto (tema meio ambiente) ressaltando
os pontos positivos e negativos na ação do ser humano para com a natureza.
Lembrando que todo texto tem um(a) autor(a), título e começa com um parágrafo e
letra maiúscula.
Quinto
momento Liberar os alunos para
voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e para finalizar o nosso
trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen Drive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário