Escola
Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento
do dia 06 / 03 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Bolsistas:
Larissa e Priscila
Quarta –
feira
Momento de
Leitura: Livro literário – Lino , Autor André Neves, Ilustração André Neves;
Editora: Callis - Brasil. Coleção Itaú de livros infantis. Categoria:
Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Criança de 8 – 11 anos.
a)
Tema: Reconto.
b)
Objetivos:
- Desenvolver o gosto e habito de leitura;
- Elaborar uma nova história a partir da história ouvida,
- Promover a escrita e produção de texto,
- Analisar a concordância e a ortografia do seu texto.
c)
Recursos didáticos: O livro literário Lino – Autor André Neves, Ilustração André Neves da
coleção de livros do ITAU. Computador e
internet.
d)
Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )
e)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano,
ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir o
processador ou editor de texto ( Word ou Writer ), abrir o programa Paint para
fazer o desenho ou ilustrações da história.
Segundo
momento na sala de aula, fazer
leitura da história do livro literário Lino, Autor André Neves, Ilustração
André Neves com boa entonação na voz, é importante expressar os sentimentos que
aparece no texto durante a leitura da história como, por exemplo: medo,
espanto, alegria, tristeza, humor entre outros. É fundamental ter em mãos o
livro para mostra as ilustrações para os estudantes analisar e conhecer
os personagens envolvidos na história,
os alunos devem fazer a leitura visual da ilustração do respectivo
livro.
Terceiro
momento na sala de aula, dialogar
com os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral
sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre a
história, podendo também levantar algumas questões: Qual é o gênero literário
dessa história? O que aconteceu com o Lino? Você acha que o final poderia ser
diferente? Como seria o final da história em sua opinião? Propor outras
perguntas. O objetivo dessas perguntas é fazer a interpretação do livro
literário.
Quarto
momento no laboratório de informática,
propor que os estudantes redijam um texto que reconta a história trabalhada em
sala de aula, a escrita deve ser espontânea, deixar o aluno usar sua
criatividade e conhecimento para escrever seu texto. É necessário lembra-los de
colocar um titulo nova para a história.
Quinto momento laboratório de informática, após fazer seu texto deve
fazer uma ilustração da sua história no programa Paint.
Sexto
momento Liberar os alunos para
voltarem para a sala de aula, e para
finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.
Primeiro momento: Contando história |
Laboratório de informática fazendo o desenho de um personagem do livro. ( Programa Paint ) |
Usando sua criatividade para fazer o desenho. |
Laboratório de informática produção de texto |
Desenho do Matheus 3º ano |
Desenho do Hiago 3º ano |
Desenho do Nathan 4º ano |
Desenho do Luís Felipe 4º ano |
Desenho da Ana Luiza 3º ano |
Desenho da Eduarda Letícia 4º ano |
Acessa nossa página: Textos do 3º e 4º ano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário