Escola Municipal João Luiz de Oliveira
Plano de aula 22 / 05 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Quarta – feira
Aula no laboratório de Informática
a)
Tema: Trabalho.
b)
Objetivos:
·
Desenvolver o
hábito de leitura e escrita;
·
Localizar e
pesquisar na internet;
·
Relatar o que é
um trabalho em equipe;
·
Examinar
diversos site sobre profissão
·
Selecionar
imagens da internet.
c)
Recursos didáticos: Câmera fotográfica, Pen Drive, TV para apresentar um vídeo “Trabalho em
equipe” ( http://www.youtube.com/watch?v=Pkc_xBD4Cyo
), computador no processador de texto ( Programa do sistema operacional pode ser: Word ou
Writer ) e o navegador para acessar a internet ( Internet Explorer ou Mozilla Firefox pode ser também o Chrome )
d)
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
e)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os
estudantes do 3º e 4º ano ( Um turma de cada vez ), em uma TV abrir o vídeo
“Trabalho em equipe” ( http://www.youtube.com/watch?v=Pkc_xBD4Cyo
) após esse momento ligar e abrir nos computadores os programas que serão
utilizados, isto é, abrir o processador ou editor de texto ( Programa do sistema operacional pode ser: Word ou
Writer ) e deve abrir o navegador da internet ( de preferência o Mozilla Firefox ).
Segundo momento na sala de aula, vamos dialogar com os estudantes e apresentar nossa
proposta, explicar passo a passo sobre a atividade que será realizado no
laboratório de informática.
Terceiro momento no laboratório de informática, apresentar por meio de uma TV o vídeo
“Trabalho em equipe”, após o vídeo questionar o aluno com as seguintes
perguntas: O que demonstra nesse vídeo? O que é trabalho em equipe? E quando não a trabalho em equipe o que
acontece? Para realizar um bom trabalho é necessário o que? Entre outras
perguntas.
Quarto momento com o processador de texto aberto propor que o estudante faça uma
pesquisa na internet sobre uma profissão. Primeiro apresentar uma pergunta “Que
profissão você deseja atuar quando você for um adulto?” o estudante deve
seleciona uma imagem da internet e insira no processador de texto, faça uma
texto ou uma poesia com a profissão escolhida. Deixa o estudante utilizar sua
criatividade e que ele reflita sobre a pesquisa realizada na internet.
Quinto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e
para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen
Drive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário