Escola
Municipal João Luiz de Oliveira
Plano
de aula 15 / 05 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Quarta –
feira
Aula no
laboratório de Informática
a)
Tema: Trabalho,
Consumo e Comunicação.
b)
Justificativa ( relevância do tema e a necessidade de
seu desenvolvimento ): Uns dos
motivos é que o gênero em questão apresenta-se, em geral, rico em elementos de
linguagem não-verbal, que, se bem explorados, podem ajudar significativamente o
leitor no processo de compreensão do texto. Basta lembrar que diferentes
efeitos de sentido podem ser alcançados por meio do planejamento gráfico, que
inclui: cores, tipo de letra, imagens, distribuição dos elementos na página,
relação entre imagem e texto verbal. Pode ser útil e faz parte do contexto do
estudante e a principal característica deste gênero textual é o caráter
persuasivo. Muito encontrado em jornais, revistas ou sites.
c)
Objetivos:
·
Desenvolver o
gosto e habito de leitura;
·
Reconhecer os anúncios
nos espaços cotidianos;
·
Construir um anúncio
a partir do exemplo.
d)
Recursos didáticos: Câmera fotográfica, Pen Drive, apresentar um texto com o caráter persuasivo
( Encontrado em jornais, revistas ou sites ) deve ser um anúncio ( http://3.bp.blogspot.com/_N6wfmAEgxKM/TH7N6zBD5RI/AAAAAAAALGg/lTHPsCfde34/s1600/anuncio+moto.JPG
), computador (processador de texto ( Programa ) do sistema operacional pode
ser: Word ou Writer ) e o navegador para acessar a internet ( Internet Explorer ou Mozilla Firefox pode ser também
o Chrome )
e)
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
f)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano (
Um turma de cada vez ), ligar e abrir nos computadores os programas que serão
utilizados, isto é, abrir no processador ou editor de texto ( Programa do sistema operacional pode ser: Word ou
Writer ) o texto e a atividade ( Anúncio: http://3.bp.blogspot.com/_N6wfmAEgxKM/TH7N6zBD5RI/AAAAAAAALGg/lTHPsCfde34/s1600/anuncio+moto.JPG
) e deve abrir o navegador da internet ( de preferência o Mozilla
Firefox ).
Segundo
momento na sala de aula, vamos
dialogar com os estudantes e apresentar nossa proposta, explicar passo a passo sobre a
atividade que será realizado no laboratório de informática ( Fazer a leitura
individual e silenciosa do texto e da atividade no processador de texto, com
base no texto e conhecimento prévio o aluno deve criar um anúncio também ).
Terceiro
momento no laboratório de
informática, com o processador de texto aberto propor que o estudante faça a
leitura do texto ( Anuncio: http://3.bp.blogspot.com/_N6wfmAEgxKM/TH7N6zBD5RI/AAAAAAAALGg/lTHPsCfde34/s1600/anuncio+moto.JPG
) e respondam as questões abaixo, ressaltando que podemos ajudar quando for necessário.
Deixa o aluno refletir e primeiro e seguida ajudar de forma geral. Após esse
momento explicar o que é um anúncio, qual é a sua função, a finalidade de um
anúncio, questionar o estudante, por exemplo: Alguém já comprou algum produto
só porque viu um anúncio na TV? Quais tipos de anúncios vocês conhecem? Onde
encontramos este tipo de texto? Entre outras. Neste dialogo, é importante que
os alunos compreendam que o anúncio é um gênero textual com propósito de
divulgar um produto, uma ideia ou uma empresa ou serviço. Normalmente, é um
texto curto. É bastante usual a presença de imagens ou ilustração do produto.
Quarto
momento Após o dialogo, se for preciso esclarecer algumas
duvidas, no processador de texto o estudante deve digital (no teclado) um texto no formato de um anúncio. E para finalizar o texto procurar uma imagem na internet para ilustrar o produto.
Quarto
momento Liberar os alunos para
voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e para finalizar o nosso
trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen Drive.
O tema do mês de maio: Trabalho
Segundo o PCN os temas transversais dos novos
parâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade
cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à
democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para
a sociedade brasileira de hoje, presentes sob várias formas na vida cotidiana.
São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País, são questões em
debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se
coloca. Além desses temas, podem ser desenvolvidos os temas locais, que
visam a tratar de conhecimentos vinculados à realidade local. Eles devem ser
recolhidos a partir do interesse específico de determinada realidade, podendo
ser definidos no âmbito do Estado, Cidade ou Escola. Uma vez feito esse
reconhecimento, deve-se dar o mesmo tratamento que outros temas transversais.
TEMAS TRANSVERSAIS – TRABALHO E CONSUMO
O tema trabalho e consumo segundo o PCN esse conteúdo faz parte dos
temas transversais, ele expressa conceitos e valores fundamentais para a sociedade
brasileira de hoje. Trabalhar e consumir são direitos de todos. Mas a realidade
se mostra bem diferente. Nem todos têm acesso a oportunidades de emprego ou
podem usufruir os produtos e serviços oferecidos. No Brasil, em particular,
essa situação é bem evidente. A oitava maior economia do mundo ostenta uma das
piores distribuições de renda, criando um abismo entre os mais ricos e os mais
pobres. Trata-se de um problema cuja solução depende tanto de políticas
econômicas do governo quanto do comportamento dos cidadãos, que devem estar
alertas para questões como desemprego e diminuição do poder de consumo. Cabe à
escola o papel de discutir esses temas com os alunos, futuros integrantes do
mercado de trabalho e de consumo. Lutar por direitos ligados à liberdade, à
participação nas decisões políticas e à igualdade de condições dignas é um modo
de consumir a cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário