Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Proposta 15 / 05 / 2013



Escola Municipal João Luiz de Oliveira
Plano  de aula 15 / 05 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Quarta – feira

Aula no laboratório de Informática


a)     Tema: Trabalho, Consumo e Comunicação.

b)     Justificativa ( relevância do tema e a necessidade de seu desenvolvimento ): Uns dos motivos é que o gênero em questão apresenta-se, em geral, rico em elementos de linguagem não-verbal, que, se bem explorados, podem ajudar significativamente o leitor no processo de compreensão do texto. Basta lembrar que diferentes efeitos de sentido podem ser alcançados por meio do planejamento gráfico, que inclui: cores, tipo de letra, imagens, distribuição dos elementos na página, relação entre imagem e texto verbal. Pode ser útil e faz parte do contexto do estudante e a principal característica deste gênero textual é o caráter persuasivo. Muito encontrado em jornais, revistas ou sites.

c)     Objetivos:
·        Desenvolver o gosto e habito de leitura;
·        Reconhecer os anúncios nos espaços cotidianos;
·        Construir um anúncio a partir do exemplo.

d)     Recursos didáticos: Câmera fotográfica, Pen Drive, apresentar um texto com o caráter persuasivo ( Encontrado em jornais, revistas ou sites ) deve ser um anúncio ( http://3.bp.blogspot.com/_N6wfmAEgxKM/TH7N6zBD5RI/AAAAAAAALGg/lTHPsCfde34/s1600/anuncio+moto.JPG ), computador (processador de texto ( Programa ) do sistema operacional pode ser: Word ou Writer ) e o navegador para acessar a internet ( Internet Explorer  ou  Mozilla Firefox  pode ser também o Chrome )

e)     Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )

f)       Apresentar conteúdo trabalhado:

Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano ( Um turma de cada vez ), ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, isto é, abrir no processador ou editor de texto ( Programa  do sistema operacional pode ser: Word ou Writer ) o texto e a atividade ( Anúncio:  http://3.bp.blogspot.com/_N6wfmAEgxKM/TH7N6zBD5RI/AAAAAAAALGg/lTHPsCfde34/s1600/anuncio+moto.JPG ) e deve abrir o navegador da internet ( de preferência o Mozilla Firefox ).

Segundo momento na sala de aula, vamos dialogar com os estudantes e apresentar  nossa proposta, explicar passo a passo sobre a atividade que será realizado no laboratório de informática ( Fazer a leitura individual e silenciosa do texto e da atividade no processador de texto, com base no texto e conhecimento prévio o aluno deve  criar um anúncio também ).

Terceiro momento no laboratório de informática, com o processador de texto aberto propor que o estudante faça a leitura do texto  ( Anuncio: http://3.bp.blogspot.com/_N6wfmAEgxKM/TH7N6zBD5RI/AAAAAAAALGg/lTHPsCfde34/s1600/anuncio+moto.JPG ) e respondam as questões abaixo, ressaltando que podemos ajudar quando for necessário. Deixa o aluno refletir e primeiro e seguida ajudar de forma geral. Após esse momento explicar o que é um anúncio, qual é a sua função, a finalidade de um anúncio, questionar o estudante, por exemplo: Alguém já comprou algum produto só porque viu um anúncio na TV? Quais tipos de anúncios vocês conhecem? Onde encontramos este tipo de texto? Entre outras. Neste dialogo, é importante que os alunos compreendam que o anúncio é um gênero textual com propósito de divulgar um produto, uma ideia ou uma empresa ou serviço. Normalmente, é um texto curto. É bastante usual a presença de imagens ou ilustração do produto.

Quarto momento  Após o dialogo, se for preciso esclarecer algumas duvidas, no processador de texto o estudante deve digital (no teclado) um texto no formato de um anúncio. E para finalizar o texto procurar uma imagem na internet para ilustrar o produto.
 
Quarto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen Drive.






 

O tema do mês de maio: Trabalho

Segundo o PCN os temas transversais dos novos parâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade brasileira de hoje, presentes sob várias formas na vida cotidiana. São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País, são questões em debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se coloca.  Além desses temas, podem ser desenvolvidos os temas locais, que visam a tratar de conhecimentos vinculados à realidade local. Eles devem ser recolhidos a partir do interesse específico de determinada realidade, podendo ser definidos no âmbito do Estado, Cidade ou Escola. Uma vez feito esse reconhecimento, deve-se dar o mesmo tratamento que outros temas transversais.

TEMAS TRANSVERSAIS – TRABALHO E CONSUMO

O tema trabalho e consumo segundo o PCN esse conteúdo faz parte dos temas transversais, ele expressa conceitos e valores fundamentais para a sociedade brasileira de hoje. Trabalhar e consumir são direitos de todos. Mas a realidade se mostra bem diferente. Nem todos têm acesso a oportunidades de emprego ou podem usufruir os produtos e serviços oferecidos. No Brasil, em particular, essa situação é bem evidente. A oitava maior economia do mundo ostenta uma das piores distribuições de renda, criando um abismo entre os mais ricos e os mais pobres. Trata-se de um problema cuja solução depende tanto de políticas econômicas do governo quanto do comportamento dos cidadãos, que devem estar alertas para questões como desemprego e diminuição do poder de consumo. Cabe à escola o papel de discutir esses temas com os alunos, futuros integrantes do mercado de trabalho e de consumo. Lutar por direitos ligados à liberdade, à participação nas decisões políticas e à igualdade de condições dignas é um modo de consumir a cidadania. 

                     

    

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário