Escola
Municipal João Luiz de Oliveira
Plano
de aula 05 / 06 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Quarta –
feira
Aula no
laboratório de Informática
Livro literário gênero poesias – coleção Poesias Para Crianças Ecologia – Autora: Evelyn Heine – Ilustrações: Beto Uechi – Criado por: Ângela Finzetto – Editora: Brasileitura. |
a)
Tema: meio
ambiente e sustentabilidade.
Vídeo para o motivando.
b)
Objetivos:
- Desenvolver o hábito de leitura e escrita;
- Identificar problemas e causas ao meio ambiente;
- Escrever uma poesia;
c)
Justificativa: A importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como
tema transversal, permeando toda prática
educacional. É fundamental, na sua abordagem, considerar os aspectos físicos e biológicos e, principalmente, os modos
de interação do ser humano com a natureza, por meio de suas relações sociais, do trabalho, da ciência, da arte e
da tecnologia. À medida que tal modelo de desenvolvimento provocou efeitos
negativos mais graves, surgiram
manifestações e movimentos que refletiam a consciência de parcelas da população sobre o perigo que a humanidade corre
ao afetar de forma tão violenta o seu meio ambiente. Em vários países, a preocupação com a preservação de espécies
surgiu há muitos anos. No final do
século passado, iniciaram-se manifestações pela preservação de sistemas
naturais que culminaram na criação
de Parques Nacionais e em
outras Unidades de Conservação. O debate dos problemas
ambientais nos diferentes meios e, em especial, nos meios de comunicação, tem levado, em muitos casos, à formação de alguns
preconceitos e à veiculação de
algumas imagens distorcidas sobre as questões relativas ao meio ambiente. Às vezes isso ocorre por falta de
conhecimento, o que se justifica diante da novidade da temática. Mas, outras vezes, essas distorções visam a minimizar os
problemas e/ou banalizar princípios
e valores ambientais, assim como depreciar os movimentos ambientalistas de maneira geral.
d)
Recursos didáticos:
Câmera fotográfica, livro literário gênero
poesias – coleção Poesias Para Crianças Ecologia – Autora: Evelyn Heine – Ilustrações:
Beto Uechi – Criado por: Ângela Finzetto – Editora: Brasileitura.TV (TV para
passar o vídeo do Youtube – nome do vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente:
endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8”,
computador utilizar o programa do sistema operacional como o processador de
texto ( Programa pode ser: Word ou
Writer ) e o navegador para acessar a internet ( Internet Explorer ou Mozilla Firefox pode ser também o Chrome ).
e)
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
f)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano (
Um turma de cada vez ), em uma
TV abrir o vídeo do youtube nome do vídeo “Vamos cuidar do
meio ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8”,
feito isto, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados,
isto é, abrir o processador de texto pode ser o Word ou Writer, abrir o
navegador da internet ( de preferência o Mozilla Firefox ).
Segundo
momento na sala de aula, fazer a
leitura de duas poesias selecionadas por nós, o livro literário gênero poesias –
coleção Poesias Para Crianças Ecologia – Autora: Evelyn Heine – Ilustrações:
Beto Uechi – Criado por: Ângela Finzetto – Editora: Brasileitura. Selecionamos duas
poesias cujo o títulos são “Dê o Recado” e “Obra-Prima” fazer a leitura das
refetentes poesias com boa entonação na voz e deve expressar sentimento e
clareza a pausa compromete a compreensão da mesma, com base no primeira e
segunda poesias, pergunte: Sobre o que as poesias expressam? Porque devemos
cuidar do Planeta Terra? Que bicho perigoso a poesia está se referindo? O que o
seres humanos faz para destruir a Terra? Entre outras perguntas, para fazer a interpretação
da poesias. Deve deixar o aluno refletir e responder as perguntas de forma
oral.
Terceiro
momento no laboratório de
informática, começar com a motivação assistir o vídeo “Vamos cuidar do meio
ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8”
da turma da Mônica. Após o vídeo fazer a seguinte pergunta: Que gostaria de ver
o vídeo mais uma vez? Que levante a mão. (Detalhe: A grande maioria gostou do vídeo
e gostaria de ver novamente) Repetir o vídeo mais uma vez.
Quarto
momento no laboratório de
informática, com o processador aberto propor que o estudante redija uma poesia
(tema meio ambiente) os estudantes deve construir uma síntese semântica do
texto, ressaltando que todo texto tem um(a) autor(a), título e começa com um
parágrafo e letra maiúscula. Após fazer o texto o estudante deve escolher uma
imagem na internet para ser copiada e colada no processador de texto.
Quinto
momento Liberar os alunos para
voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e para finalizar o nosso
trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen Drive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário