Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Plano de aula 05 / 06 / 2013


Escola Municipal João Luiz de Oliveira
Plano  de aula 05 / 06 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Quarta – feira
Aula no laboratório de Informática

Livro literário gênero poesias – coleção Poesias Para Crianças Ecologia – Autora: Evelyn Heine – Ilustrações: Beto Uechi – Criado por: Ângela Finzetto – Editora: Brasileitura.

a)     Tema: meio ambiente e sustentabilidade.

Vídeo para o motivando.

b)     Objetivos:
  • Desenvolver o hábito de leitura e escrita;
  • Identificar  problemas e causas ao meio ambiente;
  • Escrever uma poesia;
c)     Justificativa: A importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal, permeando toda prática educacional. É fundamental, na sua abordagem, considerar os aspectos físicos e biológicos e, principalmente, os modos de interação do ser humano com a natureza, por meio de suas relações sociais, do trabalho, da ciência, da arte e da tecnologia. À medida que tal modelo de desenvolvimento provocou efeitos negativos mais graves, surgiram manifestações e movimentos que refletiam a consciência de parcelas da população sobre o perigo que a humanidade corre ao afetar de forma tão violenta o seu meio ambiente. Em vários países, a preocupação com a preservação de espécies surgiu há muitos anos. No final do século passado, iniciaram-se manifestações pela preservação de sistemas naturais que culminaram na criação de Parques Nacionais e em outras Unidades de Conservação. O debate dos problemas ambientais nos diferentes meios e, em especial, nos meios de comunicação, tem levado, em muitos casos, à formação de alguns preconceitos e à veiculação de algumas imagens distorcidas sobre as questões relativas ao meio ambiente. Às vezes isso ocorre por falta de conhecimento, o que se justifica diante da novidade da temática. Mas, outras vezes, essas distorções visam a minimizar os problemas e/ou banalizar princípios e valores ambientais, assim como depreciar os movimentos ambientalistas de maneira geral.
d)     Recursos didáticos:
Câmera fotográfica, livro literário gênero poesias – coleção Poesias Para Crianças Ecologia – Autora: Evelyn Heine – Ilustrações: Beto Uechi – Criado por: Ângela Finzetto – Editora: Brasileitura.TV (TV para passar o vídeo do Youtube – nome do vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8”, computador utilizar o programa do sistema operacional como o processador de texto ( Programa  pode ser: Word ou Writer ) e o navegador para acessar a internet ( Internet Explorer  ou  Mozilla Firefox  pode ser também o Chrome ).
e)     Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
f)       Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano ( Um turma de cada vez ), em uma TV abrir o vídeo do youtube nome do vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8”, feito isto, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, isto é, abrir o processador de texto pode ser o Word ou Writer, abrir o navegador da internet ( de preferência o Mozilla Firefox ).
Segundo momento na sala de aula, fazer a leitura de duas poesias selecionadas por nós, o livro literário gênero poesias – coleção Poesias Para Crianças Ecologia – Autora: Evelyn Heine – Ilustrações: Beto Uechi – Criado por: Ângela Finzetto – Editora: Brasileitura. Selecionamos duas poesias cujo o títulos são “Dê o Recado” e “Obra-Prima” fazer a leitura das refetentes poesias com boa entonação na voz e deve expressar sentimento e clareza a pausa compromete a compreensão da mesma, com base no primeira e segunda poesias, pergunte: Sobre o que as poesias expressam? Porque devemos cuidar do Planeta Terra? Que bicho perigoso a poesia está se referindo? O que o seres humanos faz para destruir a Terra? Entre outras perguntas, para fazer a interpretação da poesias. Deve deixar o aluno refletir e responder as perguntas de forma oral.  
Terceiro momento no laboratório de informática, começar com a motivação assistir o vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8” da turma da Mônica. Após o vídeo fazer a seguinte pergunta: Que gostaria de ver o vídeo mais uma vez? Que levante a mão. (Detalhe: A grande maioria gostou do vídeo e gostaria de ver novamente) Repetir o vídeo mais uma vez.
Quarto momento no laboratório de informática, com o processador aberto propor que o estudante redija uma poesia (tema meio ambiente) os estudantes deve construir uma síntese semântica do texto, ressaltando que todo texto tem um(a) autor(a), título e começa com um parágrafo e letra maiúscula. Após fazer o texto o estudante deve escolher uma imagem na internet para ser copiada e colada no processador de texto.
Quinto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen Drive.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário