Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

terça-feira, 18 de junho de 2013

Plano de aula 19 / 06 / 2013


Escola Municipal João Luiz de Oliveira
Plano  de aula 19 / 06 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Quarta – feira
Aula no laboratório de Informática

a)     Tema: meio ambiente e sustentabilidade.
b)     Objetivos:
·        Desenvolver o hábito de leitura e escrita;
·        Identificar  problemas e causas ao meio ambiente;
·        Identificar uma história em quadrinho
c)      Justificativa: A importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal, permeando toda prática educacional. É fundamental, na sua abordagem, considerar os aspectos físicos e biológicos e, principalmente, os modos de interação do ser humano com a natureza, por meio de suas relações sociais, do trabalho, da ciência, da arte e da tecnologia. À medida que tal modelo de desenvolvimento provocou efeitos negativos mais graves, surgiram manifestações e movimentos que refletiam a consciência de parcelas da população sobre o perigo que a humanidade corre ao afetar de forma tão violenta o seu meio ambiente. Em vários países, a preocupação com a preservação de espécies surgiu há muitos anos. No final do século passado, iniciaram-se manifestações pela preservação de sistemas naturais que culminaram na criação de Parques Nacionais e em outras Unidades de Conservação. O debate dos problemas ambientais nos diferentes meios e, em especial, nos meios de comunicação, tem levado, em muitos casos, à formação de alguns preconceitos e à veiculação de algumas imagens distorcidas sobre as questões relativas ao meio ambiente. Às vezes isso ocorre por falta de conhecimento, o que se justifica diante da novidade da temática. Mas, outras vezes, essas distorções visam a minimizar os problemas e/ou banalizar princípios e valores ambientais, assim como depreciar os movimentos ambientalistas de maneira geral.
d)     Recursos didáticos: Câmera fotográfica, TV (TV para passar o vídeo do Youtube – nome do vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=LVz4dX2luIY”, computador utilizar o programa do sistema operacional como o processador de texto ( Programa  pode ser: Word ou Writer ).
e)     Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
f)        Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano ( Um turma de cada vez ), em uma TV abrir o vídeo do youtube nome do vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=LVz4dX2luIY”, feito isto, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, isto é, abrir o processador de texto pode ser o Word ou Writer.
Segundo momento no laboratório de informática, começar com a motivação assistir o vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=LVz4dX2luIY” da turma da Mônica. Após o vídeo fazer a seguinte pergunta: O que significa os três RRR? O que é um região rural? Qual é a melhor solução para salvar o planeta? O que podemos jogar na latinha marrom? O que significa a palavra reduzir e a palavra reutilizar? Entre outras perguntas.
Terceiro momento no laboratório de informática, com o processador aberto propor que o estudante faça uma história em quadrinho (tema meio ambiente) os estudantes deve construir uma síntese semântica do texto, ressaltando que todo texto tem um(a) autor(a). Após fazer a história em quadrinho o estudante que terminar primeiro está liberado para escolher um jogo e pode brincar um pouco enquanto seu colega faça a atividade proposta.
Quarto momento Após o término liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen Drive.

Detalhe: Trabalhamos somente com os alunos do 3º ano (havia seis alunos presente), após o recreio foi prova de recuperação para o 4º ano. 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário