Escola
Municipal João Luiz de Oliveira
Plano
de aula 19 / 06 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Quarta –
feira
Aula no
laboratório de Informática
a) Tema: meio ambiente e sustentabilidade.
b) Objetivos:
·
Desenvolver o
hábito de leitura e escrita;
·
Identificar
problemas e causas ao meio ambiente;
·
Identificar uma
história em quadrinho
c)
Justificativa: A
importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema
transversal, permeando toda prática educacional. É fundamental, na sua
abordagem, considerar os aspectos físicos e biológicos e, principalmente, os
modos de interação do ser humano com a natureza, por meio de suas relações
sociais, do trabalho, da ciência, da arte e da tecnologia. À medida que tal
modelo de desenvolvimento provocou efeitos negativos mais graves, surgiram
manifestações e movimentos que refletiam a consciência de parcelas da população
sobre o perigo que a humanidade corre ao afetar de forma tão violenta o seu
meio ambiente. Em vários países, a preocupação com a preservação de espécies
surgiu há muitos anos. No final do século passado, iniciaram-se manifestações
pela preservação de sistemas naturais que culminaram na criação de Parques
Nacionais e em outras
Unidades de Conservação. O debate dos problemas ambientais
nos diferentes meios e, em especial, nos meios de comunicação, tem levado, em
muitos casos, à formação de alguns preconceitos e à veiculação de algumas
imagens distorcidas sobre as questões relativas ao meio ambiente. Às vezes isso
ocorre por falta de conhecimento, o que se justifica diante da novidade da temática.
Mas, outras vezes, essas distorções visam a minimizar os problemas e/ou
banalizar princípios e valores ambientais, assim como depreciar os movimentos
ambientalistas de maneira geral.
d) Recursos didáticos: Câmera fotográfica, TV (TV para
passar o vídeo do Youtube – nome do vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente:
endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=LVz4dX2luIY”,
computador utilizar o programa do sistema operacional como o processador de
texto ( Programa pode ser: Word ou Writer ).
e) Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas
aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
f)
Apresentar
conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano (
Um turma de cada vez ), em uma
TV abrir o vídeo do youtube nome do vídeo “Vamos cuidar do
meio ambiente: endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=LVz4dX2luIY”,
feito isto, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados,
isto é, abrir o processador de texto pode ser o Word ou Writer.
Segundo
momento no laboratório de informática,
começar com a motivação assistir o vídeo “Vamos cuidar do meio ambiente:
endereço do vídeo na internet é http://www.youtube.com/watch?v=LVz4dX2luIY” da
turma da Mônica. Após o vídeo fazer a seguinte pergunta: O que significa os três
RRR? O que é um região rural? Qual é a melhor solução para salvar o planeta? O
que podemos jogar na latinha marrom? O que significa a palavra reduzir e a
palavra reutilizar? Entre outras perguntas.
Terceiro
momento no laboratório de
informática, com o processador aberto propor que o estudante faça uma história
em quadrinho (tema meio ambiente) os estudantes deve construir uma síntese
semântica do texto, ressaltando que todo texto tem um(a) autor(a). Após fazer a
história em quadrinho o estudante que terminar primeiro está liberado para
escolher um jogo e pode brincar um pouco enquanto seu colega faça a atividade
proposta.
Quarto
momento Após o término liberar os
alunos para voltarem para a sala de aula, e na sala de aula e para finalizar o
nosso trabalho na escola salvar todas os anúncios no Pen Drive.
Detalhe: Trabalhamos somente com os alunos do 3º ano (havia seis alunos presente), após o recreio foi prova de recuperação para o 4º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário