Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

sexta-feira, 15 de março de 2013

Planejamento 13 / 03 / 2013



Escola Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento  do dia 13 / 03 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Bolsistas: Larissa e Priscila
Quarta – feira

Aula no laboratório de Informática



Vamos apresenta alguns jogos pedagógicos que contribui para o ensino-aprendizagem

a)     Tema: Jogos pedagógicos.

b)     Objetivos:
  • Desenvolver o pensamento lógico e o raciocínio,
  • Ampliar o conhecimento através de jogos pedagógicos,
  • Testar habilidades e conhecimentos,
  • Acentuar a concentração e técnicas.

c)     Recursos didáticos: Computador e internet.

d)     Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )

e)     Apresentar conteúdo trabalhado:

Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir a página da internet, site Escola Game (  http://www.escolagames.com.br ) existe diversos jogos que ajuda a compreender conteúdos do 1º ao 5ª ano do ensino fundamental primeira fase.

Segundo momento na sala de aula, dialogar com os estudantes sobre as novas tecnologias, o estudante pode expressar de forma oral sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre a utilização das novas ferramentas digitais, podendo também levantar algumas questões: Quem tem computador em casa? E quem tem notebook? Quantos? Alguém da sala conhece um Tablet? Para o que são utilizados o Tablet? E alguém da sala tem celular? Propor outras perguntas. O objetivo dessas perguntas é fazer uma investigação sobre o contexto da sociedade que trabalhamos.


Terceiro momento no laboratório de informática, propor que os estudantes escolha um jogo educativo, a finalidade dessa aula é mostra jogos educativos que trabalha diversos conteúdos visto em sala de aula, esses jogos pedagógicos são interativos e interdisciplinares e contribui muito para o ensino-aprendizagem na educação, Contém jogos que trabalha a memorização, raciocínio lógicos, leitura e interpretação, gramática, operações matemáticas, conhecimentos gerais, dentre outros.

Quarto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula.

Jogos pedagógicos

Desenvolve o pensamento lógico e o raciocínio

Testa habilidades e conhecimentos

Amplia o conhecimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário