Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Planejamento 10 / 04 / 2013



Escola Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento  do dia 10 / 04 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Bolsistas: Larissa e Priscila
Quarta – feira

Aula no laboratório de Informática



a)     Tema: Fábula ( reconto )

b)     Objetivos:
·        Desenvolver o comportamento de leitor e escritor,
·        Promover a escrita e produção de texto,
·        Analisar a concordância e a ortografia do seu texto.
·        Pesquisar imagem na internet;
·        Ampliar o conhecimento.
c)     Recursos didáticos: Livro literário A Galinha dos ovos de ouro, ( Gênero textual literário: Fábula, Editora do texto Ceciliny Alves, ilustração Carlos Edgard Herrero; Editora: FTD S.A – 2001, Categoria: Literatura Infantil). computador, internet, processador de texto ( programa do computador Word ou Writer).

d)     Conteúdo: Pesquisar imagens na internet, interpretação oral e produzir texto ( reconto )

e)     Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )

f)       Apresentar conteúdo trabalhado:

Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir o processador ou editor de texto ( Word ou Writer ), página da internet Google imagens ( https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT&tab=wi ).

Segundo momento na sala de aula, fazer leitura da história do livro literário A Galinha dos ovos de ouro com boa entonação na voz para chamar a atenção dos estudantes, é importante expressar os sentimentos que aparece no texto durante a leitura da história como, por exemplo: medo, espanto, alegria, tristeza, humor entre outros. É fundamental ter em mãos o livro para  mostra as ilustrações,  os estudantes devem fazer a leitura visual das ilustrações  do respectivo livro.

Terceiro momento na sala de aula, dialogar com os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre a história, podendo também levantar algumas questões: Que tipo de gênero textual é esse? Você sabe o que é uma fábula? O que é um sítio? O que os dois sitiantes criavam no sitio? O que o sitiante encontrou no ninho de uma galinha? Qual são as característica desse ovo encontrado no ninho? O que o sitiante encontrou na barriga da galinha? Propor outras perguntas. O objetivo dessas perguntas é fazer a interpretação da fábula do livro literário.

Quarto momento no laboratório de informática, dar algumas orientações sobre algumas funções do teclado, isto é, como devemos utilizar a tecla Caps Lock (para a letra ficar  maiúscula e minúscula), qual é a função da tecla Backspace ( Apagar ou limpar ). Dar algumas dicas e mostrar a maneira mais adequada para dar estrutura ao texto.
Quinto momento no laboratório de informática, com o processador aberto propor que o estudante redija um texto ( reconto ), ressaltando que todo texto tem um(a) autor(a), título e começa com um parágrafo e letra maiúscula. Após fazer o texto o estudante deve escolher uma imagem na internet ( referente ao texto digitado ) para ser copiada e colada no processador de texto.
Sexto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.














3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Larissa,

    Parabéns pelo seu blog! Obrigada por compartilhar esta rica experiência que vocês estão tendo no PIBID.

    Profª Greice Helen
    Coordenadora Institucional
    PIBID - UniEVANGÉLICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada!!! :-)
      Esse blog é em dupla,
      porque somos irmãs e mora na mesma casa.
      (Priscila e Larissa)

      Excluir