Escola
Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento
do dia 10 / 04 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Bolsistas:
Larissa e Priscila
Quarta –
feira
Aula no
laboratório de Informática
a)
Tema: Fábula
( reconto )
b)
Objetivos:
·
Desenvolver o
comportamento de leitor e escritor,
·
Promover a
escrita e produção de texto,
·
Analisar a
concordância e a ortografia do seu texto.
·
Pesquisar imagem
na internet;
·
Ampliar o
conhecimento.
c)
Recursos didáticos: Livro literário A Galinha dos ovos de ouro, ( Gênero textual literário:
Fábula, Editora do texto Ceciliny Alves, ilustração Carlos Edgard Herrero;
Editora: FTD S.A – 2001, Categoria: Literatura Infantil). computador, internet,
processador de texto ( programa do computador Word ou Writer).
d)
Conteúdo:
Pesquisar imagens na internet, interpretação oral e produzir texto ( reconto )
e)
Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )
f)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano,
ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir o
processador ou editor de texto ( Word ou Writer ), página da internet Google
imagens ( https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT&tab=wi ).
Segundo
momento na sala de aula, fazer
leitura da história do livro literário A Galinha dos ovos de ouro com boa
entonação na voz para chamar a atenção dos estudantes, é importante expressar
os sentimentos que aparece no texto durante a leitura da história como, por
exemplo: medo, espanto, alegria, tristeza, humor entre outros. É fundamental ter
em mãos o livro para mostra as ilustrações, os estudantes devem fazer a leitura visual
das ilustrações do respectivo livro.
Terceiro
momento na sala de aula, dialogar
com os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral
sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre a
história, podendo também levantar algumas questões: Que tipo de gênero textual
é esse? Você sabe o que é uma fábula? O que é um sítio? O que os dois sitiantes
criavam no sitio? O que o sitiante encontrou no ninho de uma galinha? Qual são
as característica desse ovo encontrado no ninho? O que o sitiante encontrou na
barriga da galinha? Propor outras perguntas. O objetivo dessas perguntas é
fazer a interpretação da fábula do livro literário.
Quarto momento no laboratório de informática, dar algumas
orientações sobre algumas funções do teclado, isto é, como devemos utilizar a
tecla Caps Lock (para a letra ficar
maiúscula e minúscula), qual é a função da tecla Backspace ( Apagar ou
limpar ). Dar algumas dicas e mostrar a maneira mais adequada para dar
estrutura ao texto.
Quinto momento no laboratório de informática, com o processador
aberto propor que o estudante redija um texto ( reconto ), ressaltando que todo
texto tem um(a) autor(a), título e começa com um parágrafo e letra maiúscula.
Após fazer o texto o estudante deve escolher uma imagem na internet ( referente
ao texto digitado ) para ser copiada e colada no processador de texto.
Sexto
momento Liberar os alunos para
voltarem para a sala de aula, e para
finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLarissa,
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog! Obrigada por compartilhar esta rica experiência que vocês estão tendo no PIBID.
Profª Greice Helen
Coordenadora Institucional
PIBID - UniEVANGÉLICA
Muito Obrigada!!! :-)
ExcluirEsse blog é em dupla,
porque somos irmãs e mora na mesma casa.
(Priscila e Larissa)