Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Planejamento 17 / 04 / 2013



Escola Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento  do dia 17 / 04 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Bolsistas: Larissa e Priscila
Quarta – feira

Aula no laboratório de Informática


a)     Tema: Ética

b)     Objetivos:
·        Identificar comportamentos éticos e não éticos;
·        Distinguir atitude e ação;
·        Registrar um texto sobre ética;
·        Contrastar a utilização correta do teclado;
·        Analisar a concordância e a ortografia do seu texto;
·        Selecionar imagem da internet.
c)     Recursos didáticos: Folha A4 (Chamex), tesoura, cola ou fita adesiva, papel pardo (para fazer o cartaz), pincel atômico, computador processador de texto ( programa do computador Word ou Writer) e internet.

d)     Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )

e)     Apresentar conteúdo trabalhado:

Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir o processador ou editor de texto ( Word ou Writer ), página da internet Google imagens ( https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT&tab=wi ).

Segundo momento na sala de aula, começar com o motivando: Dinâmica do Amor, fazer a leitura desse texto com boa entonação na voz, após a leitura distribuir um coração (Chamex com desenho do coração, deve ser contado em forma de coração) para cada estudante presente em sala de aula, o estudante pode utilizar sua criatividade para pintar o seu coração. Metade da sala deverá escrever sobre situações que embelezam o nosso coração e a outra metade deverá escrever sobre situações que deixam nosso coração cada vez mais feio.

Terceiro momento na sala de aula faça um cartaz com os alunos, divida ao meio e escreva: Comportamentos éticos e não éticos. Cada aluno deve entregar seu coração fazer o cartaz da turma.
Quarto momento no laboratório de informática, dar algumas orientações sobre algumas funções do teclado, isto é, fazendo uma revisão da aula passada de como devemos utilizar a tecla Caps Lock (para a letra ficar  maiúscula e minúscula), qual é a função da tecla Backspace ( Apagar ou limpar ). Dar algumas dicas e mostrar a maneira mais adequada para dar estrutura ao texto.
Quinto momento no laboratório de informática, com o processador aberto propor que o estudante redija um texto ( ética ), ressaltando que todo texto tem um(a) autor(a), título e começa com um parágrafo e letra maiúscula. Após fazer o texto o estudante deve escolher uma imagem na internet ( referente ao texto digitado ) para ser copiada e colada no processador de texto.
Sexto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.















Nenhum comentário:

Postar um comentário