Escola
Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento
do dia 17 / 04 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Bolsistas:
Larissa e Priscila
Quarta –
feira
Aula no
laboratório de Informática
a)
Tema: Ética
b)
Objetivos:
·
Identificar
comportamentos éticos e não éticos;
·
Distinguir
atitude e ação;
·
Registrar um
texto sobre ética;
·
Contrastar a
utilização correta do teclado;
·
Analisar a
concordância e a ortografia do seu texto;
·
Selecionar
imagem da internet.
c)
Recursos didáticos: Folha A4 (Chamex), tesoura, cola ou fita adesiva, papel pardo (para
fazer o cartaz), pincel atômico, computador processador de texto ( programa do
computador Word ou Writer) e internet.
d)
Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )
e)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano,
ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir o
processador ou editor de texto ( Word ou Writer ), página da internet Google
imagens ( https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT&tab=wi ).
Segundo
momento na sala de aula, começar com
o motivando: Dinâmica do Amor, fazer a leitura desse texto com boa entonação na
voz, após a leitura distribuir um coração (Chamex com desenho do coração, deve
ser contado em forma de coração) para cada estudante presente em sala de aula,
o estudante pode utilizar sua criatividade para pintar o seu coração. Metade da
sala deverá escrever sobre situações que embelezam o nosso coração e a outra
metade deverá escrever sobre situações que deixam nosso coração cada vez mais
feio.
Terceiro
momento na sala de aula faça um
cartaz com os alunos, divida ao meio e escreva: Comportamentos éticos e não
éticos. Cada aluno deve entregar seu coração fazer o cartaz da turma.
Quarto momento no laboratório de informática, dar algumas
orientações sobre algumas funções do teclado, isto é, fazendo uma revisão da
aula passada de como devemos utilizar a tecla Caps Lock (para a letra
ficar maiúscula e minúscula), qual é a
função da tecla Backspace ( Apagar ou limpar ). Dar algumas dicas e mostrar a
maneira mais adequada para dar estrutura ao texto.
Quinto momento no laboratório de informática, com o processador
aberto propor que o estudante redija um texto ( ética ), ressaltando que todo
texto tem um(a) autor(a), título e começa com um parágrafo e letra maiúscula.
Após fazer o texto o estudante deve escolher uma imagem na internet ( referente
ao texto digitado ) para ser copiada e colada no processador de texto.
Sexto
momento Liberar os alunos para
voltarem para a sala de aula, e para
finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário