Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Planejamento 27 / 02 / 2013







Escola Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento  do dia 27 / 02 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Bolsistas: Larissa e Priscila
Quarta – feira

Aula no laboratório de Informática


Momento de Leitura: Livro literário – Poesia na Varanda, Autora Sonia Junqueira, Ilustrações Flávio Fargas – Editora: Gutenberg – Brasil. Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Criança de 8 – 11 anos.

a)     Tema: Gênero literário poema e poesia

b)     Objetivos:
  • Desenvolver o hábito de leitura,
  • Aprender expressar por meio de palavras.
  • Identifica uma poesia ou poema,
  • Ampliar o repertorio literário,
  • Estimular a criatividade,
  • Promover a leitura e escrita através da criação de poesia ou poema,

c)     Recursos didáticos: O livro literário Poesia na Varanda, Autora Sonia Junqueira, Ilustrações Flávio Fargas coleção de livros do ITAU.  Computador, fone de ouvidos e internet.

d)     Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )

e)     Apresentar conteúdo trabalhado:

Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, deixar a página da internet aberta com o endereço do site Zoom na Poesia ( http://www.ciberpoesia.com.br/zoom/index.htm ), feito isto, testar os fones de ouvidos para serem utilizados também, deixar aberto o processador de texto ou também conhecido como editor de textos Word ou Write depende do sistema operacional ou programa disponível.

Segundo momento na sala de aula, fazer leitura da história do livro literário Poesia na Varanda, da autora Sonia Junqueira, ilustração de Flávio Fargas com boa entonação na voz, é importante expressar os sentimentos que aparece no texto durante a leitura da história como, por exemplo: medo, espanto, alegria, tristeza, humor entre outros. É fundamental ter em mãos o livro para  mostra as ilustrações,  os estudantes devem fazer a leitura visual do desenho do respectivo livro.

Terceiro momento na sala de aula, dialogar com os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre o formato do texto que apresenta na história, isto é, contem versos e estrofes, podendo também levantar algumas questões: Qual é a diferença entre poesia e poema? A poesia é uma forma de expressar? O que? Segundo o livro, qual é o verdadeiro significado da palavra poesia?  O que significa a palavra poesia? ( deve considerar o ponto de vista do estudante ) Propor outras perguntas. O objetivo dessas perguntas é fazer a interpretação do livro literário. As bolsistas devem ter um domínio sobre o tema para questionar e explicar sobre o assunto.

Quarto momento no laboratório de informática, Apresentar o site Zoom na Poesia ( http://www.ciberpoesia.com.br/zoom/index.htm ), com a página aberta nos computadores, pedir que as crianças explore o site primeiro e descubra sua utilização. Deixar os estudantes escutarem as declamações de diversas poesias e acompanhar sua execução com a leitura do texto que aparece na tela do computador.


Quinto momento laboratório de informática, com o processador ou editor de texto aberto ( Word ou Write ), propor que os estudantes redija um texto no formato de uma poesia ou poema, a escrita deve ser espontânea, mas vale lembra-los de colocar o títulos e pode está explorar as rimas.

Sexto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.


Laboratóriode informática poduzindo poemas.

Expressar por meio de palavras.


Usando sua criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário