Escola
Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento
do dia 27 / 02 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Bolsistas:
Larissa e Priscila
Quarta –
feira
Momento de
Leitura: Livro literário – Poesia na Varanda, Autora Sonia Junqueira,
Ilustrações Flávio Fargas – Editora: Gutenberg – Brasil. Categoria: Literatura
Infanto-Juvenil / Literatura Criança de 8 – 11 anos.
a)
Tema: Gênero
literário poema e poesia
b)
Objetivos:
- Desenvolver o hábito de leitura,
- Aprender expressar por meio de palavras.
- Identifica uma poesia ou poema,
- Ampliar o repertorio literário,
- Estimular a criatividade,
- Promover a leitura e escrita através da criação de poesia ou poema,
c)
Recursos didáticos: O livro literário Poesia na Varanda, Autora Sonia Junqueira,
Ilustrações Flávio Fargas coleção de livros do ITAU. Computador, fone de ouvidos e internet.
d)
Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )
e)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano,
ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, deixar a
página da internet aberta com o endereço do site Zoom na Poesia ( http://www.ciberpoesia.com.br/zoom/index.htm
), feito isto, testar os fones de ouvidos para serem utilizados também, deixar
aberto o processador de texto ou também conhecido como editor de textos Word ou
Write depende do sistema operacional ou programa disponível.
Segundo
momento na sala de aula, fazer
leitura da história do livro literário Poesia na Varanda, da autora Sonia
Junqueira, ilustração de Flávio Fargas com boa entonação na voz, é importante
expressar os sentimentos que aparece no texto durante a leitura da história
como, por exemplo: medo, espanto, alegria, tristeza, humor entre outros. É
fundamental ter em mãos o livro para mostra as ilustrações, os estudantes devem fazer a leitura visual do
desenho do respectivo livro.
Terceiro
momento na sala de aula, dialogar
com os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral
sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre o
formato do texto que apresenta na história, isto é, contem versos e estrofes,
podendo também levantar algumas questões: Qual é a diferença entre poesia e
poema? A poesia é uma forma de expressar? O que? Segundo o livro, qual é o
verdadeiro significado da palavra poesia? O que significa a palavra
poesia? ( deve considerar o ponto de vista do estudante ) Propor outras
perguntas. O objetivo dessas perguntas é fazer a interpretação do livro
literário. As bolsistas devem ter um domínio sobre o tema para questionar e
explicar sobre o assunto.
Quarto
momento no laboratório de
informática, Apresentar o site Zoom na Poesia ( http://www.ciberpoesia.com.br/zoom/index.htm
), com a página aberta nos computadores, pedir que as crianças explore o site
primeiro e descubra sua utilização. Deixar os estudantes escutarem as
declamações de diversas poesias e acompanhar sua execução com a leitura do
texto que aparece na tela do computador.
Quinto momento laboratório de informática, com o processador ou
editor de texto aberto ( Word ou Write ), propor que os estudantes redija um
texto no formato de uma poesia ou poema, a escrita deve ser espontânea, mas
vale lembra-los de colocar o títulos e pode está explorar as rimas.
Sexto
momento Liberar os alunos para
voltarem para a sala de aula, e para
finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.
Laboratóriode informática poduzindo poemas. |
Expressar por meio de palavras. |
Usando sua criatividade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário