Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Relatório do PIBID referente ao ano de 2012

O presente relatório intitulado ao Pibid – Programa  Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para o curso de pedagogia, tem o objetivo de apresentar propostas de atividades para o letramento digital. No período de agosto a dezembro de 2012, a Escola Municipal João Luiz de Oliveira estava dando inicio ao projeto, que tem a função de ensinar os estudantes  utilizar de maneira adequada o computador, a internet e programas do sistema operacional, dentro das propostas de trabalho e estudo foram elaborados os planejamentos para cada aula, estavam previstos alguns objetivos, os quais considero atingidos, tais como: colocar as bolsistas em contato com a realidade escolar,  troca de experiências entre bolsistas e professores da rede Municipal de ensino, a criação do blog com propostas do planejamento de aula, e blog com textos produzidos pelos estudantes, cada momento foram registrados no planejamento e fotografados e postados no blog da escola.
O desenvolvimento do projeto se deu no mês de setembro de 2012, começamos a reunir toda quinta-feira no período da noite às 18:00 horas na  UniEvangélica centro universitário de Anápolis – GO, para receber orientação e explicação de como deve funcionar o projeto e compreender qual é o objetivo do nosso trabalho. No primeiro momento o professor orientador apresentou propostas de sites e ideias para dar inicio ao projeto, para haver mais dialogo entre as bolsistas e professor durante a semana criou-se um grupo de estudo no Moodle, onde foram postadas algumas propostas das bolsistas, dificuldades encontradas, relatos e acontecimentos do trabalho na escola, dificuldades e duvidas sobre o projeto, foi publicado  texto sobre o letramento digital.
Em outubro em 2012 foi a primeira visita e apresentação na Escola Municipal João Luiz de Oliveira que se localiza na Av. Faiad Hanna – Cidade Jardim setor central a instituição publica fica próximo o terminal rodoviário de Anápolis – Goiás. No primeiro contato com a escola para criar um vinculo entre os estudantes que estavam presentes em sala de aula, foi feita a leitura com boa entonação na voz da fábula “A Formiga e a Pomba” e para motivar os estudantes foi apresentado à receita de como se faz massinha de modelar, a experiência foi feita com sucesso e fotografamos todos os momentos para registrar no planejamento a nossa primeira experiência com os estudantes.
A Escola Municipal João Luiz de Oliveira é uma escola que atende crianças com necessidades especiais e crianças ditas normais, no presente momento fornece a população o formação do 1º a 9º ano do ensino fundamental primeira fase, mas as bolsista do curso de pedagogia ficaram com a responsabilidade de trabalhar com o 1º a 5º ano do ensino fundamental, foram dividida as  duplas, teve a orientação para apresentação na escola, trabalhamos com o 3º e 4º ano do turno matutino durante 4:00 horas toda quarta-feira, no primeiro momento houve apresentações e leitura de história, questionamos, e as crianças participaram, em seguida foram produzido a massinha de modelar, a proposta era fazer um personagem da história e as crianças brincarem, todos momentos planejados e foram fotografados e registrados no blog da escola.
No mês de outubro inicia-se o projeto letramento digital, foram estabelecidas pospostas didáticas para serem trabalhadas no laboratório de informática, após algumas sugestões e orientações em reunião do grupo de estudos, em dupla foram produzidas algumas propostas e ideias para desenvolver o planejamento de aula, nesse plano deve ter uma finalidade e objetivo ou metas para serem cumpridos.
O nosso trabalho com os estudantes norteia alguns objetivos: primeiro objetivo partir do conhecimento dos estudantes para a criação de novos textos, segundo objetivo desenvolver o gosto e habito pela leitura e escrita no computador, terceiro objetivo desenvolver o habito de pesquisa pela internet e buscar orientação por meio de perguntas o foco principal é despertar o lado critico e lado da dialética no estudante, quarto objetivo utilizar as novas tecnologias de maneira correta, quinto objetivo compartilhar conhecimento ou habilidade com o grupo.
Durante o semestre de 2012 trabalhamos no laboratório de informática, foram realizadas diversas atividades com um propósito e objetivo, isto é, criar vinculo com as novas tecnologias e conhecer diversos gêneros literários, foi criado um blog para postar atividades e textos produzidos pelos estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental primeira fase, trabalhamos com diversos recursos didáticos, primeiro partindo do livro com a leitura de uma história literária em sala de aula, questionando os estudantes para haver uma interação e uma relação com o contexto da sociedade, após esse contato em sala de aula no laboratório de informática houve a interação com o sistema operacional Linux e trabalhamos com programas Paint, Open Office Writer ( Editor de texto ou processador de texto ),  jogos educativos do sistema operacional ( Jogo da forca ) para os estudantes conhecer o teclado e a posição de cada letra no teclado, ressalto que alguns alunos tiveram dificuldades para escrever as palavras e encontrar as letras correspondente no teclado, preparamos atividades que exigem do aluno leitura visual com imagens em seqüências ou pinturas pesquisadas no Google imagens, os estudantes digitaram textos que recontava a história trabalhada em sala de aula, descreveu uma pintura pesquisada no Google imagens e foram feitas leituras  sobre a imagem escolhida na internet, a atividade de sequência o estudantes deveria analisar as imagens para contar a história da maneira clara e correspondente a imagem.
O planejamento da aula foi aplicado nas duas turmas do turno matutino 3º e 4º ano, mas posso ressaltar que o letramento digital é um assunto em pesquisa, para o aluno universitário que deseja trabalhar com a educação, deve ser vista como uma disciplina fundamental em um contexto de cultura das mídias, o professor deve contribuir para o conhecimento e sempre orientar o aluno a produzir textos, isto é, incentivar a escrita criativa e leitura, pode também realizar pesquisa e refletir sobre tais informações.
O papel do educador é fundamental para orientar e estimular a criação de textos de diversos gêneros, nesse período de 2012 alunos do 3º e 4º ano do turno matutino desenvolveu diversas atividades. O projeto está em processo e vamos dar continuidade em 2013, durante o seu desenvolvimento foram feita diversas orientação com professor na faculdade, muitos objetivos foram concretizados durante todo esse tempo de múltiplas aprendizagens, e principalmente o objetivo da proposta de integração entre a formação inicial e a continuada, o qual teve o caráter de fortalecer os conhecimentos dos acadêmicos da Pedagogia em relação à prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental, principalmente no que se refere o letramento dos estudantes do 3º e 4º ano do ensino fundamental.
Finalizando, nesse projeto aprendemos como é possível trabalhar com as novas tecnologias, o ponto positivo é que os alunos participaram e ampliou o seu conhecimento e aprendizagem isso é uma nova experiência que contribui para a nossa formação também, percebemos que é possível  utilizar essas novas ferramentas para o ensino-aprendizagem. E vamos dar continuidade de maneira seria para aprender sobre o letramento digital no laboratório de informática.


 Letramento digital 3º e 4º ano em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário