Plano
referente ao ano 2013: Apresentação
Escola
Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento
do dia 20 – 02 – 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Bolsistas:
Larissa e Priscila
Quarta –
feira
Aula no
laboratório de Informática
Momento de
Leitura: Livro literário – Perigo na
floresta, Autora Gerusa Rodrigues Pinto, ilustrações Hugo Mattos da Silva. Categoria: Literatura
Infanto-Juvenil / Literatura Criança de 8 – 12 anos.
a)
Tema: Meio
ambiente - Respeitar o ambiente e todo tipo de vida que existe no planeta
Terra.
b)
Objetivos:
- Desenvolver o hábito de leitura,
- Adquirir o comportamento responsável,
- Ampliar o conhecimento e capacidade de observação,
- Estimular a criatividade,
c)
Recursos didáticos: O livro literário Perigo na Floresta, Autora Gerusa Rodrigues Pinto,
ilustrações Hugo Mattos da Silva. Notebook ( apresentar um vídeo, no mesmo
demonstra diversas riquezas naturais e leva a refletir sobre problemas do meio
ambiente ), cem folhas A4 ( um pacote de
chamex ).
d)
Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )
e)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento em sala de aula, fazer
leitura da história do livro Perigo na Floresta com boa entonação na voz, é importante
ter em mãos o livro para mostra as ilustrações, os estudantes devem fazer a leitura visual do
desenho do respectivo livro.
Segundo
momento em sala de aula, dialogar com
os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral sua
opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre a ideia
principal da história pode também levantar algumas questões sobre a história: Que
tipo de animal tem na floresta? Como é uma floresta? A história fala de um ipê
amarelo, alguém sabe o que é um ipê? Qual é a característica de um ipê? O que
provocou o incêndio na floresta? Você gostou da história? Entre outras questões
consideradas importantes. As bolsistas devem ter um domínio sobre o tema para
questionar e explicar sobre o assunto. O objetivo dessas perguntas é fazer a
interpretação do livro literário.
Terceiro
momento na sala de aula apresentar o
notebook para demonstrar um vídeo sobre o meio ambiente e suas diversas
riquezas naturais ( http://www.youtube.com/watch?v=C1vEuiMpahM ), a música do
vídeo é do Roberto Carlos chamada Amazônia, no mesmo, apresenta imagens sobre
diversos ambientes, lembrando que a
duração do vídeo é de seis minutos.
Quarto
momento distribuir um folha A4 para
cada estudante ( 3ª e 4º ano) e propor que cada aluno presente nessa sala de
aula, escreva sua opinião sobre a história do livro literário Perigo na
Floresta, e para finaliza no verso da folha A4 fazer um desenho que representa
uma meio ambiente.
Quinto
momento Pegar todas as atividades (
diagnóstico ) do 3º e 4º ano para fazer a analise da produção dos textos e
escrita, e trabalha em cima do conhecimento do estudante.
____________________________________________________
Observação:
No 3º ano havia 28 estudantes em sala de aula
No 4º ano havia 30 estudantes em sala de
aula, 2 estudantes são da inclusão ( Uma cadeirante, Um menino com déficit de
atenção )
Primeiro a história do livro e depois o vídeo. |
Assistindo o vídeo 3ª ano |
Assistindo o vídeo 4ª ano |
Alguns atividades do 3º e 4º ano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário