Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Apresentação



Plano referente ao ano 2013: Apresentação
Escola Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento  do dia 20 – 02 – 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Bolsistas: Larissa e Priscila
Quarta – feira

Aula no laboratório de Informática

Momento de Leitura: Livro literário –  Perigo na floresta, Autora Gerusa Rodrigues Pinto, ilustrações  Hugo Mattos da Silva. Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Criança de 8 – 12 anos.

a)     Tema: Meio ambiente - Respeitar o ambiente e todo tipo de vida que existe no planeta Terra.

b)     Objetivos:
  • Desenvolver o hábito de leitura,
  • Adquirir o comportamento responsável,
  • Ampliar o conhecimento e capacidade de observação,
  • Estimular a criatividade,

c)     Recursos didáticos: O livro literário Perigo na Floresta, Autora Gerusa Rodrigues Pinto, ilustrações Hugo Mattos da Silva. Notebook ( apresentar um vídeo, no mesmo demonstra diversas riquezas naturais e leva a refletir sobre problemas do meio ambiente ),  cem folhas A4 ( um pacote de chamex ).

d)     Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3º e 4º ano )

e)     Apresentar conteúdo trabalhado:

Primeiro momento em sala de aula, fazer leitura da história do livro Perigo na Floresta com boa entonação na voz, é importante ter em mãos o livro para  mostra as ilustrações,  os estudantes devem fazer a leitura visual do desenho do respectivo livro.

Segundo momento em sala de aula, dialogar com os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre a ideia principal da história pode também levantar algumas questões sobre a história: Que tipo de animal tem na floresta? Como é uma floresta? A história fala de um ipê amarelo, alguém sabe o que é um ipê? Qual é a característica de um ipê? O que provocou o incêndio na floresta? Você gostou da história? Entre outras questões consideradas importantes. As bolsistas devem ter um domínio sobre o tema para questionar e explicar sobre o assunto. O objetivo dessas perguntas é fazer a interpretação do livro literário.

Terceiro momento na sala de aula apresentar o notebook para demonstrar um vídeo sobre o meio ambiente e suas diversas riquezas naturais ( http://www.youtube.com/watch?v=C1vEuiMpahM ), a música do vídeo é do Roberto Carlos chamada Amazônia, no mesmo, apresenta imagens sobre diversos ambientes,  lembrando que a duração do vídeo é de seis minutos.

Quarto momento distribuir um folha A4 para cada estudante ( 3ª e 4º ano) e propor que cada aluno presente nessa sala de aula, escreva sua opinião sobre a história do livro literário Perigo na Floresta, e para finaliza no verso da folha A4 fazer um desenho que representa uma meio ambiente.

Quinto momento Pegar todas as atividades ( diagnóstico ) do 3º e 4º ano para fazer a analise da produção dos textos e escrita, e trabalha em cima do conhecimento do estudante.

____________________________________________________

Observação: No 3º ano havia 28 estudantes em sala de aula
                          No 4º ano havia 30 estudantes em sala de aula, 2 estudantes são da inclusão ( Uma cadeirante, Um menino com déficit de atenção )


Primeiro a história do livro e depois o vídeo.

Assistindo o vídeo 3ª ano

Assistindo o vídeo 4ª ano

Alguns atividades do 3º e 4º ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário