Textos 1 :
Letramento digital: Um trabalho a partir dos gêneros do discurso
Autoras do
texto 1 : Roxane Rojo ( UNICAMP )
Jacqueline Peixoto Barbosa ( PUC-SP )
Heloisa Collins ( PUC-SP )
Textos
2 : Blogar como ação social: uma análise do gênero weblog
Autoras do
texto 2 : Carolyn R. Miller
Dawn Shepherd
Tradutores
do texto 2 : Leonardo Mozdzerrski
Judith Hoffnagel
________________________________________________________________
Segundo os
textos eles expõem e discutem sobre a utilização das novas tecnologias, aborda
a inclusão digital como ação social, é um fenômeno que está sendo analisado e
pesquisado, para ser incluído e utilizado de maneira adequada em uma sociedade,
à previsão é de que pode passar por um processo de mudanças na educação, ou
seja, é possível desenvolver o habito de leitura e escrita com a utilização de
novas ferramentas digitais, isto é, para a elaboração dessa proposta se faz
necessário um estudo detalhado, a finalidade é repensar na educação; o objetivo
é trabalhar com essas novas tecnologias que visa melhoria no ensino. Um dos
fenômenos que têm despertado o interesse dos pesquisadores são os blogs, por
sua vez, os blogs são páginas da internet, pode apresentar textos tais como
ideias, opiniões, diários pessoal, propostas, conhecimento popular ou
cientifico entre outros gêneros textuais, e o leitor tem uma participação ativa
através dos links de comentários, ressalta também que o blog é um novo gênero
que pode ser tanto público como privado, é uma nova oportunidade retórica que
aborda diversos textos, que pode ser visto como uma maneira de motivar a
elaboração de novas produções de textos e incentivar a leitura e escrita.
Finalizando o letramento digital é uma nova expressão que envolve as novas
tecnologias, que pode apresentar pontos positivos no desenvolvimento do
conhecimento, e está sendo alvo de estudo e analise, o grande desafio é o impacto
que causa em uma sociedade, mas para isso é fundamental e necessário preparar o
profissional docente, nesse artigo apresenta uma proposta para a formação de
professores que visa uma analise e reflexão sobre a prática de letramento e a
introdução das novas tecnologias de informação que será vista como ferramenta
de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Foram implantados programas de
inclusão digital para ajudar o professor em suas atividades, mas segundo o
texto, deixa a desejar, ainda precisa ser bastante aperfeiçoados, mas foram
feitas algumas tentativas no final, e por fim o resultado foram animadores.
Em processo... Continua...
Em processo... Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário