Escola
Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento
do dia 20 / 03 / 2013
Turmas: 3º
e 4º ano – Matutino
Bolsistas:
Larissa e Priscila
Quarta –
feira
Aula no
laboratório de Informática
Resolvemos adotar o plano elaborado
pelas escolas públicas do município de Anápolis o conhecendo como Projeto
Político Pedagógico ou também como PPP, toda escola tem uma intenção e
objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto
dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e
vida ao chamado projeto político-pedagógico o famoso PPP.
O tema que está sendo trabalhado no mês
de março de acordo com o PPP é sobre a “Saúde”.
a)
Tema: Poesia
ou Poema
b)
Objetivos:
- Desenvolver o comportamento de leitor e escritor,
- Declamar uma poesia com boa entonação na voz,
- Identificar uma poesia ou poema,
- Interpretar uma poesia ou poema,
- Expressar por meio das palavras.
c)
Recursos didáticos: Caixa supressa, Desenhos impresso na folha A4 ( História ilustrada,
leitura visual), computador, internet, TV e caixa de som.
d)
Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )
e)
Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro
momento no laboratório de
informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano,
ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir o
processador ou editor de texto ( Word ou Writer ), na TV apresentar um vídeo com
a declamação do poema de Olavo Bilac “Ora direis ouvir estrelas” se encontra no
Youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=15BuKRUtexo
).
Segundo
momento na sala de aula, vamos
motivar os estudantes com uma dinâmica simples e fácil, dentro da caixa
supressa contem estrelas, cada aluno vai pegar sua estrela na caixa supressa,
pode pintar a estrela, se quiser, é uma
maneira de as crianças entrar na história que iremos trabalhar em sala de aula,
a estrela representa cada estudante presente em sala de aula, todas são iguais,
vamos distribuí-las, pedir para cada estudante usar sua imaginação e fazer de
conta que cada um é a estrela da história.
Terceiro
momento na sala de aula contar a
história da Estrela Azul e em seguir mostrar a sequência da ilustração, é um
história de reflexão sobre o tema saúde, e o autor é desconhecido, mas ensina a
ter comportamentos saudáveis e ter higiene para garantir uma boa saúde. Feito
isto, fixar as ilustrações no quadro
para os estudantes visualizar os desenhos e a sequência da história contada.
Quarto
momento no laboratório de
informática, na TV apresentar o poema de Olavo Bilac “Ora direis ouvir
estrelas” ( http://www.youtube.com/watch?v=15BuKRUtexo ). E propor que os estudantes redijam um
texto que reconta a história trabalhada em sala de aula, a escrita deve ser
espontânea, deixar o aluno usar sua criatividade e conhecimento para escrever
seu texto e sua opinião sobre a história. É necessário lembra-los de colocar um
titulo nova para a história.
Quinto
momento Liberar os alunos para
voltarem para a sala de aula, e para
finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.
História da Estrela Azul |
Caixa de supressa |
Primeiro momento com a história |
Segundo momento no laboratório de informatica |
Laboratório de informatica
|
Laboratório de informatica ( Vídeo ) |
Depois da história e do vídeo produzindo a poesia |
________________________
Observação: Hoje foram poucos alunos do 3º ano, havia 15 crianças. Foram as crianças
que deveriam fazer as provas de recuperações.
Detalhe: Esse plano foi aplicado somente à turma do 3º ano, porque depois do
recreio, foram as provas de recuperação.
Olá!
ResponderExcluirO trabalho de vocês tem sido muito bom. Parabéns pela qualidade do que desenvolvem com os estudantes.
Abraços, Hugo
Obrigada!
ResponderExcluir:-D
ResponderExcluir