Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

Planejamento 20 / 03 / 2013



Escola Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento  do dia 20 / 03 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Bolsistas: Larissa e Priscila
Quarta – feira

Aula no laboratório de Informática





Resolvemos adotar o plano elaborado pelas escolas públicas do município de Anápolis o conhecendo como Projeto Político Pedagógico ou também como PPP, toda escola tem uma intenção e objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico o famoso PPP.
O tema que está sendo trabalhado no mês de março de acordo com o PPP é sobre a “Saúde”.


a)     Tema: Poesia ou Poema

b)     Objetivos:
  • Desenvolver o comportamento de leitor e escritor,
  • Declamar uma poesia com boa entonação na voz,
  • Identificar uma poesia ou poema,
  • Interpretar uma poesia ou poema,
  • Expressar por meio das palavras.

c)     Recursos didáticos: Caixa supressa, Desenhos impresso na folha A4 ( História ilustrada, leitura visual), computador, internet, TV e caixa de som.

d)     Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )

e)     Apresentar conteúdo trabalhado:

Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir o processador ou editor de texto ( Word ou Writer ), na TV apresentar um vídeo com a declamação do poema de Olavo Bilac “Ora direis ouvir estrelas” se encontra no Youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=15BuKRUtexo   ).


Segundo momento na sala de aula, vamos motivar os estudantes com uma dinâmica simples e fácil, dentro da caixa supressa contem estrelas, cada aluno vai pegar sua estrela na caixa supressa, pode pintar a estrela, se quiser, é  uma maneira de as crianças entrar na história que iremos trabalhar em sala de aula, a estrela representa cada estudante presente em sala de aula, todas são iguais, vamos distribuí-las, pedir para cada estudante usar sua imaginação e fazer de conta que cada um é a estrela da história.




Terceiro momento na sala de aula contar a história da Estrela Azul e em seguir mostrar a sequência da ilustração, é um história de reflexão sobre o tema saúde, e o autor é desconhecido, mas ensina a ter comportamentos saudáveis e ter higiene para garantir uma boa saúde. Feito isto,  fixar as ilustrações no quadro para os estudantes visualizar os desenhos e a sequência da história contada.



Quarto momento no laboratório de informática, na TV apresentar o poema de Olavo Bilac “Ora direis ouvir estrelas” ( http://www.youtube.com/watch?v=15BuKRUtexo   ). E propor que os estudantes redijam um texto que reconta a história trabalhada em sala de aula, a escrita deve ser espontânea, deixar o aluno usar sua criatividade e conhecimento para escrever seu texto e sua opinião sobre a história. É necessário lembra-los de colocar um titulo nova para a história.

Quinto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.


História da Estrela Azul

Caixa de supressa

Primeiro momento com a história

Segundo momento no laboratório de informatica


Laboratório de informatica

Laboratório de informatica ( Vídeo )

Depois da história e do vídeo produzindo a poesia
________________________

Observação: Hoje foram poucos alunos do 3º ano, havia 15 crianças. Foram as crianças que deveriam fazer as provas de recuperações.
Detalhe: Esse plano foi aplicado somente à turma do 3º ano, porque depois do recreio, foram as provas de recuperação. 


3 comentários: