Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

terça-feira, 3 de setembro de 2013

TRABALHO APROVADO V EDIPE-UFG "LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS"





Agradecimentos:

No dia 28 de agosto de 2013 às 17:00 horas foi a nossa apresentação na Universidade Federal de Goiás (UFG - Campus II Samambaia - GOIANIA), apresentamos uma proposta e essa ideia foi APROVADA!!! Feliz por mais uma VITÓRIA!!!

Como já dizia Anitelli: “Sonho parece verdade quando a gente esquece de acordar”. Hoje, vivo uma realidade que parece um sonho, mas foi preciso muito esforço, determinação, paciência, perseverança, ousadia e maleabilidade para chegar até aqui, e nada disso eu conseguiria sozinha. Minha terna gratidão a todos aqueles que colaboraram para que este sonho pudesse ser concretizado.

Grata a Deus, sem Ele nada sou.


Agradeço a minha irmã que sempre se fez presente ao meu lado nos momentos felizes e difíceis, aos meus pais, meus maiores exemplos.

Obrigada ao professor Hugo, por cada incentivo e orientação, que sempre estava disposto a ajudar e fazer suas intervenções, com muita paciência e atenção, dedicou do seu valioso tempo para nós orientar em cada passo deste trabalho.



Relato de Experiência (V EDIPE)


RESUMO
Este é um relato de nossa experiência e tem como objetivo nortear o encadeamento de alguns conceitos sobre o letramento digital e, por sua vez, a criação de blogs. A sociedade hoje é denominada como sociedade da informação e comunicação. O referido projeto foi planejado e executado objetivando desenvolver habilidades de leitura e produção de textos frente ao computador, motivando a escrita por meios eletrônicos e assim atendendo à demanda de uma sociedade letrada na escrita, leitura e a utilização das mídias digitais. Por meio das novas tecnologias o estudante foi incentivado ao gosto e ao prazer da leitura e escrita, assim possibilitando o ensino de maneira correta, para a pesquisa por meio da internet e do computador. Para serem processadas as atividades, utilizou-se o laboratório de informática da escola durante a realização das aulas. Como resultado, percebeu-se que os estudantes do 3º ano e 4º ano produziram poesias de acordo com o que foi proposto, tiveram algumas dificuldades em relação ao encontrar algumas letras e em colocá-las em maiúscula ou minúscula e também em  acentuação nas palavras, mas foi uma atividade que proporcionou o ensino-aprendizagem e houve a participação dos estudantes em sala de aula e no laboratório de informática. 


REFERÊNCIAS

PEREIRA , Libna Lemos Ignácio; SILVA, Débora Cristina Santos Goulart et al (orgs.). Do Contexto ao Texto: Os desafios da Linguagem Científica. Anápolis GO: Kelps, 2012.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline Peixoto; COLLINS, Heloisa. Letramento digital: Um trabalho a partir dos gêneros do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MILLER, Carolyn R.; SHEPHERD, Dawn. Blogar como ação social: uma análise do gênero weblog . São Paulo: Parábola Editorial, 2012.


SOFTWARE PREZI - TUTORIAL EM PORTUGUÊS

O Prezi é um software online para a criação de apresentações não lineares (alternativa ao Power Point, Keynote, Impress, etc) e não necessita de slides. Permite que você crie apresentações de alto impacto através do conceito de apresentações de zoom. Utiliza o mesmo conceito do Google Maps para reduzir e ampliar imagens e textos de uma forma cativante que causa um alto impacto na audiência.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário