Planejamento
– PIBID
Escola Municipal João Luiz de Oliveira
Bolsista Regente: Priscila C. Junqueira e Larissa C. Junqueira
Ano/Serie: 3º
ano e 4°ano Turma: “A” Turma: Matutino
Período do Planejamento: 13 / novembro / 2013.
1º Momento
– Motivando / Acolhimento:
Assista com os estudantes os vídeos educativos que
apresenta uma sociedade consumista e a destinação dos resíduos urbanos (lixo).
Reciclagem, reaproveitamento, reutilização.(http://www.youtube.com/watch?v=24kfF5zi2F8),
(http://www.youtube.com/watch?v=5ko2NwxNf8M),
(http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8)
2º Momento
– Hora da Leitura / Leitura Compartilhada
A professora do PIBID apresenta um slide sobre a
destinação dos resíduos urbanos (lixo) no nosso Município (Anápolis). O
estudante fará a leitura oral e visual do mesmo.
3º Momento
– Bate - papo
O que o slide apresenta para nós? Quais são os
problemas apresentados?Você tem uma solução para tais problemas? Que
significado reciclagem? O que é lixos orgânicos? O que é lixos inorgânicos? Na
sua rua tem coleta de lixo? Quais são os dias das semanas que coleta o lixo na
sua rua?
4º Momento
– Registro do Bate - papo
Vamos fazer uma atividade no programa processador de
texto no laboratório de informática? A professora do PIBID propõe um desafio
para os alunos do 3º ano e 4º ano, após analisar e refletir sobre as imagens
apresentadas escreva algumas ações para
melhora nosso município: Que atitudes devemos tomar para evitar esses problemas
com o lixo? Essa atividade estimula a reflexão e permite que os alunos participem
de forma oral.
5º Momento
– Atividade referente ao tema
Avaliar o estudante por meio de participação oral e
na realização das atividades feitas no laboratório de informática.
_______________________________________________________
Outra maneira de planejamento:
_______________________________________________________
a)
Tema: A
destinação dos resíduos urbanos (lixo). Reciclagem, reaproveitamento,
reutilização.
b)
Disciplinas: Geografia, Ciências e Português.
c)
Conteúdos: Geografia: área urbana,
Ciências:
reciclagem,
Português:
prática de leitura e interpretação
do texto.
d)
Objetivos específicos:
·
Identificar
destinação dos resíduos urbanos;
·
Reconhecer lixo
orgânico e inorgânico;
·
Formular solução
para o problema;
e)
Situação didática ( Metodologia ):
·
Motivação: a
motivação será realizada através de um enigma (Será entregue um cópia impressa
a cada aluno, a professora solicita que o aluno troque os símbolos por letras e
descubram as palavras, as palavras são resíduos (lixos) que corresponde a cada
lata de lixo da atividade proposta ao alunos, após responder o enigma a
professora solicita ao estudante que pinte as latas de lixos de acordo com o
nome escrito na lata de lixo). Será solicitado também pela professora que os
estudantes identifique que resíduos corresponde a cada lata de lixo. No termino
será solicitado que cole a atividade no caderno. Em seguida será apresentado um
slide sobre a destinação dos resíduos urbanos (lixo) no nosso Município
(Anápolis).
·
Apresentar o slide: Nesse momento deve haver aula expositiva e dialogada, no 1º slide
apresentar imagens que representa nossa cidade (Anápolis) e lugares que contém
indústrias e o comércios, no 2º slide apresenta imagens do município de
Anápolis destacando a área urbana e resíduos produzido pela sociedade, e
apresentado problemas que esse resíduos podem provocar ao meio ambiente, a
professora solicita que os alunos analise as imagens representada pelo números
1, 2, 3 e 4. No 3º slide apresenta três imagens que enfatiza alguns problemas provocado
pelo lixo, a professora deve ressaltar que esses resíduos são depositados em lixões, ou aterro sanitário,
contribuindo para o aumento da poluição do solo, do ar e da água. A professora
solicita que os estudantes analisem as imagens. No 4º slide propor é uma
pergunta de reflexão nesse desafio será apresentado aos alunos do 3º ano:
Escreva duas ações para melhora nosso município: Que atitudes devemos tomar
para evitar esses problemas? Essa atividade estimula a ação e reflexão que
permitem os alunos participarem de forma oral. No 5º slide será apresenta as
soluções para o problema, escolher ou selecionar de forma aleatória o estudante
para apresentar sua solução ou hipóteses. No 6º slide será apresentada uma
solução para essa pergunta e problema que nosso município está enfrentado, uma
solução é o reaproveitar dos produtos
jogados no lixo, pode ser também o processos de reciclagem nessa visão o lixo
pode ser modificado e se tornar outro objeto.
·
Leitura silenciosa do texto: os conteúdos serão desenvolvidos por meio de um
texto, será entregue 01 cópia do texto impresso para cada estudante presente e
sala de aula, após a entrega do texto, será solicitado a leitura silenciosa do
texto (Título do texto: Dia mundial do meio ambiente).
·
Leitura oral do texto: após a leitura silenciosa, a professora irá fazer a
leitura oral do texto em voz alta e com boa entonação na voz. Após a leitura
oral da professora será solicitado que os alunos encontre no caça-palavra
abaixo do texto as palavras em destaque no texto.
·
Interpretação do texto questão textuais:
Qual é o título do texto?
Sobre o que o texto nós informa?
O que é lixos orgânicos?
O que é lixos inorgânicos?
·
Interpretação do texto questão contextuais:
Na sua rua tem coleta de lixo?
Quais são os dias das semanas que coleta
o lixo na sua rua?
·
Questões Intertextuais:
Geografia: Vocês sabem qual é a diferença de uma área
urbana e uma área rural?
Descrição: À medida que os alunos forem respondendo
verificar suas hipóteses e solicitar que registre sua resposta no caderno de
Geografia. A professora solicitar que o aluno represente em forma de desenho
que ele escreveu.
Ciências: Quais os impactos que o meio ambiente sofre
com o acumulo de resíduos em lugares impróprio?
Descrição: À medida que os alunos forem respondendo
verificar suas hipóteses e solicitar que registre sua resposta no caderno de
ciências. A professora solicitar que façam grupo de cinco crianças e faça um
cartaz (Para ilustrar: Pode ser gravuras ou ilustrações feita pelos próprios
alunos) deve representar o que foi escrito em seu caderno de ciências.
Português: Quantas palavras possui dois SS e RR?
Descrição: À medida que os alunos forem respondendo
verificar suas hipóteses e solicitar que registre sua resposta no caderno de
Língua Portuguesa. A professora entrega 01 cópia impressa a cada aluno presente
em sala de aula, é uma atividade de revisão para refletir e fazer a
interpretação. Lista de exercício composta por questões sobre o tema estudo em
sala de aula, a correção das atividades serão feita no quadro branco (pincel
para quadro brando).
f)
Recursos didáticos: Papel A4, Projetor de imagem ou Datashow, cadernos (Geografia, Ciências
e Português), Lápis de cor, lápis de escrever, borracha, revistas, tesoura,
cola, cartolina, quadro branco, pincel para quadro branco, apagador.
g)
Avaliação: a
avaliação será realizada durante a aula será observado a participação dos
alunos de forma oral e em atividades desenvolvidas em sala de aula, a avaliação
será formativa.
h)
Bibliografia:
PEREIRA , Libna Lemos Ignácio; SILVA, Débora Cristina
Santos Goulart et al (orgs.). Do
Contexto ao Texto: Os desafios da Linguagem Científica. Anápolis GO: Kelps,
2012.
CASTRO, Joana D’arc Bardella; OLIVEIRA, Bruna de; SANTOS, Renato Lopes. A indústria da reciclagem, o lixo e os
catadores: Um estudo em Anápolis/GO http://www.anapolis.go.gov.br/revistaanapolisdigital/wp-content/uploads/2011/07/A-INDUSTRIA-DA-RECICLAGEM-O-LIXO-E-OS-CATADORES-UM-ESTUDO-EM-ANAPOLIS-GO1.pdf Acesso em 1 de nov. 2013.
__________________________________________________
Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário